É melhor investir em imóvel na planta ou pronto?

Investimento Imobiliário 8 de July de 2022

O processo de aquisição da casa própria não é nada rápido e simples de se fazer, porque envolve uma série de escolhas importantes. A principal delas é: investir em imóvel na planta ou pronto para morar? Qual será a melhor opção? 

Para responder essas perguntas, é importante saber como cada opção funciona, seus prós e contras, e se essas características suprem as suas necessidades, orçamento e preferências. 

Até porque, você quer que a negociação seja a melhor possível, de forma que você não seja prejudicado. Para isso, todos os aspectos envolvidos na aquisição devem ser analisados com cautela, pois, cada opção traz uma série de vantagens e desvantagens, dependendo do seu ponto de vista. 

Portanto, para ajudar você a entender quais são essas vantagens e desvantagens de cada opção, apresentamos todos os aspectos que você precisa saber para tomar essa importante decisão. Continue a leitura e aproveite!

Imóvel na planta: vantagens e desvantagens

Para começarmos a analisar qual é o melhor entre imóvel na planta ou pronto, vamos iniciar pelos pontos positivos de se investir na planta. Acompanhe:

Imóvel totalmente novo 

A primeira vantagem é poder morar em um local totalmente novo, em que só você irá morar. Isso traz benefícios, como não precisar arcar com reparos e reformas, poder decorar o apartamento a seu gosto e ter a sensação de estar começando uma nova etapa da vida, em um lugar só seu. 

Documentação menos burocrática

Outro ponto positivo de adquirir imóvel na planta é a documentação, muito mais simples quando comparada à compra de imóvel pronto. Isso acontece porque não se trata de um contrato definitivo, uma vez que quem está envolvido é o comprador e a construtora, sem a presença de um terceiro. 

Assim, a documentação se torna menos burocrática, já que é só uma assinatura com promessa de compra e venda. Por esse mesmo motivo, a negociação também se torna menos burocrática, pois, quando o imóvel é adquirido pronto, é preciso envolver cartório e diversos documentos. 

Então, nesse quesito, você terá menos preocupações e poderá negociar de forma simplificada e rápida.

Facilidade e flexibilidade no pagamento

Uma das principais vantagens de se investir em imóvel na planta é justamento o investimento. Isso porque essa opção é mais viável e mais flexível em termos de parcelamento. 

Além de ser mais barato para comprar, não é necessário dar um valor alto de entrada, como ocorre com imóveis prontos. Dessa forma, dependendo da construtora, é possível parcelar até a entrada, o percentual das parcelas e até ir pagando enquanto o imóvel é construído. 

Aproveite para negociar e obter as melhores condições de pagamento. Assim, quando estiver pronto e você se mudar, já terá concluindo uma boa parte do valor completo, podendo ter mais possibilidades de investimento em outras questões, como a decoração.

Segurança na entrega

Observando pelo ponto de vista de que o imóvel na planta não foi utilizado por ninguém, há mais segurança na entrega, pois, você não encontrará problemas internos para reformar ou reparar. 

No entanto, é necessário tomar cuidado com a construtora, certificando-se de que é confiável e que entregará tudo nos conformes. Para isso, sugerimos que você pesquise a fundo sobre a empresa escolhida, checando sua reputação no mercado, opiniões de clientes e construções já feitas. 

Como essa opção demanda mais tempo para que você se mude, também é preciso saber dos prazos estabelecidos pela construtora. Assim, você poderá se planejar financeiramente e evitar surpresas e atrasos. 

Possibilidade de valorização

Outro aspecto bastante favorável de quem investe em imóvel na planta é a possibilidade de valorização. Mas como isso acontece? Veja bem: as construtoras costumam estabelecer preços diferentes dependendo da fase de construção, e vão reajustando essa tabela ao longo dos meses. 

Dessa forma, você compra o imóvel mais cedo por um preço menor. Quando a obra estiver pronta, o imóvel poderá custar muito mais, portanto, se quiser vender ou alugar futuramente, seu lucro também será bem maior. 

Sugerimos também, que você preste atenção na localização do imóvel, o tipo de estrutura e demais pontos que podem valorizar o local com o tempo. E outra dica: quando as construtoras vendem vários apartamentos em simultâneo, o preço costuma ser ainda menor. 

Personalização

Quando o imóvel ainda está sendo construído, é possível que o comprador possa personalizar o interior de acordo com suas preferências. Por exemplo, há a possibilidade de escolher alguns tipos de acabamentos, como piso, instalações, rodapé e demais detalhes. 

Mesmo que essas mudanças possam significar em aumento do investimento, é bacana poder receber o imóvel da forma que você deseja. 

Além disso, você pode solicitar o memorial descritivo da construtora, pois, lá constam todas as informações referentes aos materiais utilizados, tamanho do imóvel e demais itens contratados. Assim, quando estiver pronto, você garante que receber tudo o que pagou. 

Essas são as principais vantagens de comprar um imóvel na planta. Agora, podemos partir para as desvantagens dessa escolha.

Tempo de espera

Os pontos negativos e positivos desse empreendimento vão depender dos seus objetivos. Se a sua intenção for se mudar logo para o local, por exemplo, o imóvel na planta não é a melhor opção, pois, o tempo de espera pode levar, em média, de 40 a 45 meses para ficar pronto para morar.

Outro problema que pode ocorrer ao escolher essa opção, é de obras que atrasam e prolongam a entrega da moradia. Nesse caso, algumas pessoas acabam tendo que procurar lugares provisórios até que tudo seja concluído, porque o tempo não foi o mesmo do planejamento. 

Felizmente, houve mudanças na legislação, trazendo mais segurança financeira nesses casos. Por exemplo, se acontecer atraso na entrega, sendo maior que 6 meses a construtora será obrigada a pagar 1,5% mensais aos compradores, junto da correção inflacionária sobre o valor já pago até aquele momento. 

De mesmo modo, o comprador também poderá realizar o distrato da compra do imóvel, ganhando o direito de ser reembolsado integralmente do pagamento. Mas se o atraso for de apenas 6 meses, não haverá punição para a construtora. 

Falência da construtora

Mesmo sendo um risco mais difícil de acontecer, não é impossível ocorrer a falência da construtora durante o período de construção. Isso só traria prejuízos e mais demora, se acontecer. 

Portanto, para evitar isso, é necessário agir de duas formas: pesquise a fundo sobre a construtora, antes de fechar a compra. Busque pelo seu histórico e dê preferência para as que apresentam solidez e confiabilidade. 

Além disso, veja se o empreendimento possui financiamento do banco, pois, dessa forma a instituição só libera a verba se constatar o funcionamento e avanço da obra. Essa é uma ótima forma de manter o controle e garantia de entrega do imóvel. 

Imóvel pronto: vantagens e desvantagens 

Para decidirmos se investir em imóvel na planta ou pronto é a melhor opção, precisamos comparar os dois. Por isso, agora falaremos sobre os imóveis prontos. Mas antes, queremos mostrar as duas opções disponíveis nesse empreendimento: 

Você pode comprar um lar pronto para morar, mas usado, no qual muitas pessoas podem ter morado. Ou, você pode adquirir um apartamento pronto, mas novo, no qual recém foi liberado por uma construtora, por exemplo. 

Sendo assim, vamos às vantagens dessa escolha:

Menos tempo para se mudar

Um dos maiores motivos das pessoas preferirem apartamentos prontos, é justamente por poderem já morar no local assim que a compra é realizada. Como você poderá visitá-lo antes da decisão, terá certeza de que é ele o escolhido, trazendo mais tranquilidade para a mudança. 

Não há surpresas

Pelo mesmo motivo citado acima, você vai poder visitar o imóvel antes de comprá-lo. Sendo assim, não haverão surpresas quanto às suas características. Assim, você garante que morará em um local do qual gosta, sem atrasos e sem decepções. 

Pagamento

Uma das vantagens de se investir em imóveis prontos, é a possibilidade de utilizar o FGTS para pagar parte do valor de compra, se você tiver dinheiro acumulado. Caso você não tiver renda para dar de entrada, esse é um ponto bastante positivo. 

Outro aspecto positivo é que, se você optar por comprar um imóvel usado, o valor pode ser menor que as outras opções. Isso acontece porque o local apresenta marcas de uso e possíveis necessidades de reparos. 

Localização

Se, por acaso, você estiver procurando por uma localização ou região específica para morar, pode acontecer de somente os imóveis prontos estarem disponíveis. Portanto, esse pode ser um aspecto positivo dependendo do seu objetivo. 

Mobília inclusa

Outra vantagem para caso você não tiver um grande orçamento, é a possibilidade de um imóvel usado já vir mobiliado. Assim, você poderá economizar com a compra de móveis e decoração. 

Agora, vamos às desvantagens de se adquirir imóveis prontos para morar, sejam eles novos ou usados:

Desgaste e possíveis reformas

Ao comprar um imóvel usado, é preciso estar preparado para possíveis sinais de desgaste, além de coisas estragadas, quebradas e precisando de reparo. Isso pode se tornar uma grande dor de cabeça, caso for descoberto problemas elétricos, de encanamento e demais questões que demandam mais do seu orçamento. 

Sendo assim, sugerimos que você fique atendo ao interior do imóvel, faça perguntas aos moradores sobre transtornos relatados e tenha em mente que quanto mais velho for o local, mais problemas ele pode apresentar. 

Imóvel com projeto antigo

Mais um quesito para você ter cuidado: se o prédio ou a casa for antiga e feita a mais de cinco anos, as tecnologias do local serão antigas também. Dessa forma, pode haver um consumo maior de luz e água, tanto do imóvel quanto das áreas comuns. Isso pode deixar o condomínio e/ou as contas mais caras. 

Afinal, é melhor investir em imóvel na planta ou pronto? 

Agora que vimos todos os pontos positivos e negativos, fica mais fácil decidir se é melhor comprar imóvel na planta ou pronto. Ao observar cada um deles, podemos dizer que o imóvel na planta apresenta mais vantagens, inclusive financeiras e a longo prazo.

No entanto, como já deixamos claro, tudo vai depender das suas necessidades e preferências, assim como do orçamento. Imóveis prontos também podem ser ótimas opções para quem sonha em ter o próprio lar.  

Uma forma de obter a melhor negociação possível e escolha referente ao imóvel na planta ou pronto, é contando com a ajuda de profissionais do mercado imobiliário. 

Nós da Omni podemos auxiliar você nesse investimento tão importante, é só entrar em contato através do site, clicando aqui!