Será que é melhor fazer investimento em locação ou venda de imóveis? Sem dúvidas, essa é uma questão que já passou pela cabeça de qualquer investidor. E não existe uma resposta certa. Na verdade, tudo depende de diversos fatores!
Neste artigo veremos as principais informações que você deve considerar para decidir entre o investimento em locação ou venda. Confira!
O primeiro passo para decidir entre o investimento em locação ou venda é conhecer as características de cada uma dessas formas de investir. Veja só:
No investimento em venda, você compra um imóvel por determinado valor e busca vendê-lo por um valor superior. Em alguns casos, essa venda pode ser feita em questão de meses – porém, a melhor forma de maximizar o retorno pode ser aguardar até a conclusão do empreendimento, no caso de imóveis na planta.
Veja só algumas características do investimento em venda:
– Grande potencial de retorno ao escolher um empreendimento com localização e características que o levarão a ter alta valorização. Para isso, é fundamental contar com a assessoria de um corretor de imóveis especialista em investimentos.
– Com o valor da venda do imóvel, é possível investir em outro imóvel de valor superior – criando um efeito de bola de neve.
– É preciso considerar todos os custos envolvidos na compra e venda de um imóvel – como impostos, burocracia, serviços da imobiliária, entre outros.
Ao contrário do investimento em venda, a rentabilidade do investimento em locação ocorre gradualmente ao longo dos anos. A ideia é manter o imóvel alugado e obter uma renda recorrente – que deve cobrir o valor do investimento e gerar lucro.
Veja algumas características importantes do investimento em locação:
– Trata-se de uma grande oportunidade de manter uma renda fixa mensal
– Enquanto o imóvel está alugado, você economiza com condomínio, IPTU e manutenção
– É preciso considerar o risco de desocupação do imóvel – gerando custos e reduzindo os ganhos do investidor
– O investidor pode explorar tanto a locação de longos períodos quanto aluguel por temporada – que costuma gerar um retorno financeiro bem maior, e existem empresas especializadas na gestão desse serviço que cuidam de toda a logística envolvida nessa operação. Esse é o formato ideal para investir em locação, tanto no Litoral Catarinense, quanto na Serra Gaúcha.
Já vimos as principais características do investimento em locação ou venda. Mas qual é a melhor alternativa para maximizar a rentabilidade dos seus investimentos?
A resposta para essa pergunta depende de dois fatores principais: suas necessidades e a localidade do investimento.
Se você comprar um imóvel com grande potencial de valorização, mas precisar do dinheiro investido a prazo, a venda será uma alternativa mais vantajosa. Por outro lado, se puder investir um valor que está parado em sua reserva financeira, pode se beneficiar da renda gerada pela locação.
Além disso, temos que considerar a localização do empreendimento em que você deseja investir. Afinal, algumas localidades favorecem modelos específicos de investimento:
– A locação por longos períodos é ideal para bairros residenciais ou universitários com alta procura de potenciais inquilinos
– A locação por temporada é indicada para cidades turísticas ou com alta circulação de visitantes (seja para eventos, negócios ou outras situações)
– A venda de imóveis é ideal para locais que apresentam uma valorização crescente no valor dos imóveis e possuem alta procura de compradores
Independentemente da sua decisão, é possível encontrar ótimas alternativas na Imobiliária Omni. Possuímos imóveis em locais promissores para a locação e também empreendimentos ideias para investimento de compra e venda litoral de Santa Catarina quanto em Gramado e Canela.