Quando precisamos tomar uma grande decisão, como comprar a casa dos sonhos, é necessário considerar todos os aspectos para que tudo saia como desejado. Muitos olham para a Serra Gaúcha como uma ótima opção de investimento, por isso, vamos falar sobre imóveis na planta em Gramado, e se essa opção vale a pena.
Em primeiro lugar, podemos afirmar que escolher Gramado para morar, além de ser uma ótimo forma de investimento, é uma boa ideia para quem busca um local tranquilo e repleto de atrativos.
Gramado é conhecida por suas inúmeras opções de entretenimento, lindas paisagens naturais, alta qualidade de vida e por ser um dos destinos turísticos favoritos do brasileiro. Também se tornou uma das melhores cidades para se investir, porque a região é bastante valorizada.
No entanto, o processo de aquisição é complexo, envolvendo uma série de escolhas importantes, como: vale a pena investir em imóvel na planta? Qual a melhor opção? Tudo vai depender das suas prioridades, é sobre isso que veremos a seguir. Confira!
Para ajudar você a entender tudo o que envolve a opção de investir em imóveis na planta em Gramado, vamos apresentar as vantagens dessa decisão. Confira:
Uma das primeiras vantagens é morar em um local completamente novo, sem necessidade de reformas e reparos, sem marcas de vivência de outras pessoas e com a decoração toda personalizada a seu gosto. Essa sensação de estar vivendo em um lugar só seu, com as suas características, é um sentimento sem igual.
A burocracia que envolve adquirir um imóvel na planta é menor que imóveis prontos, onde já tiverem outros inquilinos morando. A documentação é bem mais simples, pois, envolve somente a construtora e o comprador, sem uma terceira pessoa.
Assim, o contrato não é definitivo, trata-se somente de uma assinatura com promessa de compra e venda. Nesse sentido, a negociação também se torna menos burocrática, sem a necessidade de cartório e diversos documentos. Essa é uma clara vantagem, porque a negociação será mais simples e ágil.
Agora, se a sua maior preocupação envolve o dinheiro a ser investido e a forma de pagamento, saiba que imóveis na planta tendem a ser mais flexíveis do que os prontos para morar.
Isso acontece porque esse tipo de aquisição oferece mais formas de parcelamento, de forma que fica mais viável investir na sua casa dos sonhos. Muitas vezes, imóveis na planta são mais baratos de comprar e, dependendo da construtora, até o valor de entrada pode ser parcelado, quando for necessário pagá-lo.
Se você procura por um lar para se mudar com urgência, imóveis na planta não são a melhor opção. No entanto, do ponto de vista financeiro, é a melhor opção, porque você pode aproveitar o tempo da construção para ir pagando as parcelas.
Dessa forma, quando estiver pronto, boa parte do valor estará quitado, contribuindo para uma moradia mais tranquila e possibilitando o investimento em outras questões, como a decoração.
Este também é um ponto positivo, mas que demanda mais cuidado. Como falamos nos tópicos anteriores, o imóvel será todo novinho e sem necessidade de reparos e reformas, por isso, a entrega de acordo com o que você deseja é mais segura.
No entanto, é preciso certificar se a construtora é confiável e se entregará tudo nos conformes. Tenha cuidado e pesquise a fundo sobre a empresa escolhida, sua reputação no mercado, opiniões de clientes e construções já feitas.
Como a construção demanda mais tempo para a mudança, indicamos que você investigue os prazos estabelecidos pela construtora para se planejar financeiramente e evitar atrasos.
Agora que sabemos das vantagens do imóvel na planta, resta mais uma pergunta: vale a pena investir em imóveis na planta em Gramado? Abaixo, vamos elencar alguns dos motivos que tornam essa uma boa decisão, acompanhe:
Uma das maiores vantagens de adquirir imóveis na planta em Gramado é a alta possibilidade de valorização devido às características da cidade. Como a região é turística, o mercado imobiliário é forte, recebendo investimentos e novos empreendimentos a todo momento.
Inclusive, a cidade é considerada um local de investimento seguro, que se manteve forte mesmo durante o período de pandemia. Por isso, é possível até dobrar o lucro sobre o imóvel no futuro, porque será facilmente valorizado por sua localização.
Isso também acontece porque as construtoras costumam estabelecer preços diferentes dependendo da fase de construção, reajustando essa tabela ao longo dos meses. Assim, você compra o imóvel mais cedo por um preço menor e, quando estiver pronto, o imóvel poderá custar muito mais.
Esse ponto específico requer uma maior atenção. Sugerimos que, antes da negociação, você preste atenção nos aspectos que contribuem para a valorização, como: bairro, tipo de estrutura, tipo de vizinhança e assim por diante.
Uma das melhores características de Gramado é a alta qualidade de vida e conforto, oferecida tanto para turistas quanto para moradores. Os índices de segurança, saúde e educação são excelentes, sem falar na variedade de opções de lazer, cultura, gastronomia diferenciada e demais pontos que contribuem para o bem-estar.
Definitivamente, morar em Gramado tem seu encanto. Se você gosta de estar rodeado pela natureza, mas também por estabelecimentos que contribuem para o cuidado e diversão da sua família, esse é o lugar ideal.
Juntando todos os aspectos que citamos aqui, podemos afirmar que sim, vale a pena investir em imóveis na planta em Gramado. Porém, tudo depende das suas preferências e necessidades e, para isso, é preciso estabelecê-las antes da negociação.
Se você quer fazer um investimento com mais flexibilidade no pagamento, mais tempo para planejar e tomar decisões, essa opção é ideal. Você terá um lar que será a sua cara, podendo fazer tudo com calma.
Agora, se o objetivo é se mudar logo, comprar um imóvel pronto pode agradar mais. Das duas, uma: contar com a ajuda de uma imobiliária experiente, que conhece Gramado e pode oferecer as melhores opções baseadas nos seus desejos, é garantia de sucesso.
Vem falar conosco para saber mais e conhecer todas as possibilidades!