10 fatores que influenciam na valorização do imóvel

Investimento Imobiliário 4 de July de 2022

Seja na hora de comprar ou vender, entender quais fatores influenciam na valorização do imóvel é fundamental para garantir o sucesso da negociação. Para casas, apartamentos e até espaços comerciais, essas informações ajudam a definir o preço de forma justa para todas as partes envolvidas.  

Para quem está comprando um imóvel, observar todas as características do imóvel costuma ser uma exigência. Afinal, estamos falando de um alto investimento. No entanto, esse olhar atento não serve apenas para garantir que as preferências e exigências quanto ao local estarão sendo atendidas, mas pode ser uma forma de aumentar as chances de valorização do imóvel. 

O tamanho do espaço, a quantidade de dormitórios, a localização e a segurança do bairro são alguns pontos que demandam atenção nesse sentido. Quando se conhece esses fatores e se trabalha neles, a negociação fica mais fácil e a venda bem sucedida. 

É sobre isso que falaremos nos tópicos abaixo. Confira e aproveite!

Por que isso é importante?

Antes de apontarmos os fatores que influenciam na valorização do imóvel, vamos entender por que é tão importante ter esse cuidado ao comprar ou vender uma propriedade. 

O primeiro passo é compreender que um imóvel possui um histórico de valores, através do qual é possível consultar a mudança de preço ocorrida com o passar do tempo. Esse valor passa por mudanças quando a propriedade é valorizada ou desvalorizada. 

Já a valorização ou a desvalorização vai depender das características do local. Um imóvel pode ser valorizado com o tempo e acabar valendo muito mais do que valia no início de sua construção. E o contrário também é verdadeiro. 

Ou seja, existem alguns fatores, sobre os quais falaremos a seguir, que modificam esse preço. Assim, entender quais são os pontos de melhoria é fundamental para poder lucrar mais no futuro. 

Quais fatores influenciam na valorização do imóvel? 

Agora que você entendeu a importância de atentar para a valorização do imóvel, vamos ver quais são os fatores mais influentes nesse sentido. Continue a leitura!

1. Localização

Como você deve imaginar, a localização é um dos fatores mais importantes para quem procura um imóvel. Por isso, também é considerado um dos pontos mais importantes quando falamos de valorização. 

Por exemplo, um apartamento pode ser construído em um bairro em ascensão que, com o tempo, receberá vários estabelecimentos como farmácia, supermercados, praças e lojas. Dessa forma, o imóvel é valorizado por ter uma boa localização. 

Outros pontos como a segurança do bairro, o número de moradores, a proximidade de escolas, pontos de ônibus, restaurantes e hospitais também são prioridades de quem busca imóvel para morar, alugar ou comprar. 

Sendo assim, é importante pensar tanto na valorização do momento quanto na que pode ocorrer no futuro. Dito isso, faça questão de pesquisar sobre o desenvolvimento na região, e se há planos de melhora na infraestrutura.

2. Condições do imóvel

A beleza e a funcionalidade também são fatores que contam na valorização do imóvel. Tanto por fora quanto por dentro, fique atento às condições do local, principalmente se não for uma construção nova. 

O aspecto externo do prédio, assim como o estado da sua estrutura interna, devem estar em bom estado. Assim, você saberá se será preciso de reformas ou reparos que aumentarão o orçamento, o tempo e o estresse da aquisição. 

3. Estrutura e qualidade de acabamentos

Em combinação com o tópico anterior, é preciso olhar para a estrutura interna e para os acabamentos da construção. Quanto melhor forem os materiais utilizados, assim como a qualidade e bom gosto da construção, maior será o conforto do imóvel. 

Isso também faz com que a propriedade dure por mais tempo. Junto de um belo acabamento, esses fatores ajudam a aumentar o valor no mercado imobiliário. 

4. Segurança

Algo que pode ser óbvio, mas que conta muito na valorização do imóvel, é a segurança do bairro onde ele está instalado. Especialmente nos grandes centros urbanos, esse é um dos pontos mais importantes na hora da negociação. 

Famílias com crianças prestam muita atenção nesse quesito, assim como se há condomínio, guardas e equipamentos de segurança como câmeras. Essa é uma das prioridades de muitas pessoas e até de empreendimentos comerciais. 

5. Acessibilidade

Cidades grandes também possuem a questão da dificuldade do trânsito. Dessa forma, a acessibilidade que o imóvel fornece para chegar e sair do local facilita a atração de mais compradores. Portanto, é também um fator importante de valorização. 

Sendo assim, preste atenção na existência e no tamanho das vias de trânsito da região. Além disso, acessibilidade também diz respeito a atendimento público e presença de estações de metrô e pontos de ônibus nas proximidades. 

6. Possibilidade de personalização

Alguns imóveis não permitem realizar mudanças em sua estrutura, e isso pode contar como algo negativo. Até porque, quando se adquire um local, é normal fazer reformas para adequar o imóvel às preferências do novo proprietário.  

Por isso, quando a planta do local permite mudanças e personalizações, temos mais um fator que contribui para a valorização do imóvel. Isso faz ainda mais diferença nos prédios ou casas antigas. 

7. Modernidade e tecnologia

Existem diversas funcionalidades tecnológicas que tornam a rotina dos moradores mais prática e moderna. São fatores de muita procura e de alta valorização do imóvel.

Elevadores, circuito elétrico para televisão e demais aparelhos, chave de entrada do portão e portão de garagem com controle são alguns dos itens que facilitam a vida e deixam o imóvel mais atrativo, aumentando o seu valor. 

8. Vizinhança

A vizinhança também é um ponto que merece cuidado e atenção, principalmente para famílias com crianças, adolescentes ou idosos. Para quem busca um local tranquilo para morar é fundamental estudar esse quesito antes de fechar negócio.

Nesse ponto, observe o perfil das pessoas que moram e frequentam o espaço para ver se “combinam” com o seu. Um casal de idosos não terá os mesmos hábitos e preferências dos jovens universitários, por exemplo. 

Além disso, atente para as demais construções existentes na vizinhança. Bairros onde a maioria das casas são feitas com material de alta qualidade costumam ser mais valorizados com o tempo. 

9. Características internas

Existem mais alguns pontos do interior da propriedade que muitas pessoas valorizam ao adquirir um imóvel. Além dos já citados acima, podemos destacar também a presença de sacada, vista ampla e bonita, churrasqueira, garagem, área de lavanderia, número de cômodos, suítes, altura do teto, direção do sol e também elementos da área externa como piscina e/ou praça infantil. 

Quanto mais detalhes como esses estiverem presentes, melhor será a valorização do seu imóvel. 

10. Documentação e burocracias

Por último, mas igualmente importante, é a documentação do imóvel. Se você estranhou a possibilidade de isso valorizar um local, saiba que este é um dos principais cuidados que devem ser tomados. 

Isso porque ninguém quer ter que esperar tempo demais para adquirir ou vender um imóvel. Por isso, é fundamental garantir que está tudo certo com a documentação. Se houverem pendências com a prefeitura, problemas com inventário e herança ou dívidas com impostos, você vai querer saber antes. Problema dessa natureza podem gerar custos a mais no seu orçamento e comprometer a data de recebimento do imóvel. 

Para evitar esses transtornos, recomendamos a ajuda de profissionais do mercado imobiliário, como a Omni. Garantir que os processos sejam seguidos e feitos da maneira certa é o nosso trabalho, por isso, entre em contato conosco para saber mais!

E se você gostou do conteúdo, continue navegando no blog para aprender ainda mais sobre o mundo imobiliário e seus segredos.